“O amarelo ouro da Sibipiruna”

A Sibipiruna é uma árvore de grande porte que compõe a ornamentação urbana e está em processo de floração. Saiba mais sobre esta frondosa árvore que cobre de...

79 0

Sipipiruna (4) (Copy)Não é preciso ir muito longe para encontrar uma Sibipiruna na arborização urbana de Santo Ângelo. Trata-se de uma árvore, bastante comum na cidade, possui flores amarelas que brotam nesta época do ano e colorem as calçadas do município. “Amarelo que nem ouro, mas não vale nada”, comentou um morador que não gosta muito desta espécie de árvore e também reclama do pólen que a Sibipiruna produz.
Mas nem todo mundo reclama desta espécie de árvore. Na tarde da quarta-feira, dia 24, Adair da Silva Brites, ao lado do cachorro Spike, aproveitava a sombra de três sibipiruna que ele mesmo plantou há mais de dez anos.
“Ganhei as mudas de uma comadre e já fazem uns dez anos que plantei. Nos primeiros dias até colocava água, mas depois foi à própria natureza que tomou conta”, conta Adair.
As folhas que cobrem a calçada de Adair não são um problema para o morador, pois na visão dele, a sombra das frondosas árvores recompensa o trabalho de limpeza.
“Minha calçada virou um tapete amarelo, muito bonito, tinha que ver. Essas árvores também dão uma sombra muito boa no verão,” ressalta Adair.

A Sibipiruna

A Sibipiruna é uma árvore nativa do Brasil e bastante utilizada na arborização de ruas do país, podendo viver por mais de cem anos. Além disso, a árvore pode chegar a medir até 28 metros de altura, entretanto é comum que tenha entre seis e dezoito metros. A floração ocorre a partir de agosto, podendo estender-se até o final do verão e a frutificação dá origem a vagens que quando maduras, rompem-se, arremessando sementes a vários metros de distância.

Sibipiruna 4 (Copy)

 

Neste artigo

Participe da conversa