Município reabre a “Casa de Passagem”

Espaço físico é mantido com recursos próprios do município e terá condições de albergar temporariamente até nove pessoas por noite

90 0

44-i-Abertura do Albergue Municipal-foto fernando gomesO Governo Municipal reabriu na última sexta-feira, dia 03, a Casa de Passagem, que tem capacidade para albergar até nove pessoas, sendo cinco femininos e quatro masculinos, em ambientes distintos. A casa está instalada em espaço físico vizinho ao Lar da Velhice Isabel de Oliveira Rodrigues, zona norte da cidade.
A casa de Passagem é mantida com recursos do orçamento da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (SMASTC) e oferece alimentação, banho e pernoite temporário, com atendimento de equipe técnica especializada e prioridade para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade social ou em trânsito que não possuam residência ou familiares em Santo Ângelo.
“Não há moradores de rua em Santo Ângelo, há pessoas em situação de rua por opção de vida. O município está fazendo a sua parte fortalecendo a rede sócio-assistencial, oferecendo um espaço digno e uma equipe disposta a bem atender pessoas que necessitam de abrigo temporário”, assinalou Valdeci Braga, secretária interina da Assistência Social.
Na solenidade o prefeito Jacques Barbosa comemorou a reabertura da Casa de Passagem que vem a somar-se a outros projetos de grande alcance social mantidos pelo Governo Municipal, citando entre eles a Central do Bem, e adiantou alguns que estão em tratativas e serão implantados, como a Fábrica de Tubos de Concreto junto ao Presídio Regional de Santo Ângelo, em parceria com o Ministério Público Estadual.
A Casa de Passagem está atendendo a população vulnerável das 19 às 7 horas e terá como responsável uma assistente social e três plantonistas, uma advogada e duas pedagogas. A permanência contínua será permitida por apenas três noites. Para permanência após este período, somente com laudo da assistente social.
Também participaram do ato, o vice-prefeito Bruno Hesse, os secretários municipais Francisco da Silva Medeiros e Hélio Costa, o chefe de Gabinete do Executivo Airton Peruzzi, a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Simone Lunkes, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Jussara Dewes, o presidente do Conselho Municipal Antidrogas Cairo Abreu Ribeiro e profissionais da área da assistência social.

Neste artigo

Participe da conversa