Medidas de afastamento social para barrar o COVID 19 em Santo Ângelo

O início da semana foi caracterizada pelas reuniões que decidiram pelo cancelamento de aulas e eventos. Dezenas de comunicados foram emitidos informando as medidas de afastamento social que...

826 0

A pandemia mundial do COVID 19 já tem efeitos práticos em Santo Ângelo, não pelo contágio, mas sim, pelas medidas de prevenção. URI, FASA, Faculdade CNEC, IF Farroupilha, Colégio Marista, Sepé Tiarajú, Escola da URI, bem como as redes de escolas municipal e estadual declararam cancelamento das atividades.

Além disso, eventos como o carnaval popular, feira das agroindústrias e agricultura familiar, entre outros, como a feira de rua itinerante da Zissan, Brique da Praça e o encontro de carros antigos da AVANT Santo Ângelo, também foram cancelados pelos organizadores.
Medidas de afastamento social

IMG_6219 (Copy)

As medidas de afastamento social são as primeiras ações que foram adotadas depois da rápida escalada do vírus COVID 19 e a dificuldade que autoridades de saúde tiveram de frear o contágio em países da europa como a Itália.

No dia 11 de março a OMS – Organização Mundial de Saúde caracterizou o COVID 19 como uma pandemia.

No dia 16, em pronunciamento o presidente da OMS falou das medidas de distanciamento social (como o cancelamento de eventos e aulas), mas alertou que, o sucesso no combate ao vírus está na combinação de medidas de testagem e rastreamento dos contato das pessoas infectadas. “A maneira mais eficaz de prevenir infecções e salvar vidas é romper as cadeias de transmissão. E para fazer isso, você deve testar e isolar”. Disse o diretor geral da OMS.
Reunião do governo Municipal

O Governo Municipal liderou na manhã de segunda-feira, 16, uma reunião para definir ações de enfrentamento ao coronavírus. Foram convidados para este encontro órgãos de saúde, instituições e entidades debate medidas de enfrentamento.

Os profissionais de saúde analisaram a situação atual e as consequências que podem ocorrer com a evolução da pandemia. O prefeito Jacques Barbosa afirmou que pela situação que está sendo enfrentada e atendendo a recomendações das autoridades de saúde, os eventos públicos em Santo Ângelo serão suspensos, incluindo o Carnaval de Rua marcado para o dia 28 deste mês. Jacques ainda comentou sobre a recomendação para que eventos sociais, como os bailes da terceira idade e outras promoções desse tipo também sejam suspensas. Um decreto detalhando as providências será publicado.

Estiveram presentes representantes de instituições, entidades, médicos infectologistas e pneumologistas. O prefeito Jacques Barbosa e o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Cavalheiro, recepcionaram o deputado estadual Eduardo Loureiro; coordenador regional de Saúde, Iuri Zabolotski; promotor Paula Mohr; provedor do Hospital Santo Ângelo, Odorico Almeida; vereador Pedro Waskiewicz, presidente da Câmara Municipal; entre outros.
Promotoria Pública

A promotora Paula Mohr recomendou a suspensão de todos os eventos com aglomeração de pessoas e disse ainda que caso não forem suspensos, o MP deverá agir para que isso ocorra. E recomendou, ainda, que sejam feitas ações fiscalizadoras e de conscientização nos estabecimentos comerciais.

Hospital Santo Ângelo

O médico Rafael Fontoura apresentou preocupação com a emergência do HSA, onde circula um grande número de pessoas de vários municípios. “Vale lembrar que na China, 43% das transmissões se deram no meio hospitalar”. Diante disso, foi agendada uma reunião para o período da tarde para definir ações para esse setor.
Tribunal de Justiça

Na última segunda-feira o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Voltaire de Lima Moraes, reuniu-se com integrantes do Comitê de Monitoramento do Novo Coronavírus. Ao final da reunião, foi anunciado que, diante da modificação do quadro e do avanço da doença em todo o país, serão adotadas ainda outras medidas de contenção.

Uma delas é a suspensão dos prazos processuais e audiências e mudança no horário de expediente das 12h às 19h, em 1º e 2º Graus. O prazo de validade será de 30 dias a partir da assinatura do documento.
ESCOLAS

A coordenadora regional de Educação, Rosa Maria de Souza comunicou que o Estado decidiu pela suspensão das aulas a partir da quinta-feira, 19. Já as aulas da rede municipal serão suspensas já nesta quarta-feira, 18.
Brique da praça

A Coordenação do Brique da Praça anunciou que o evento do próximo domingo, dia 22 foi cancelado, os eventos e atrações previstas para este dia, ficam transferidas para a próxima edição.

Neste artigo

Participe da conversa