Lazer contemplativo a 19 km do Centro Histórico de Santo Ângelo

Padre José Egon Gebert doou a área que pertenceu a sua família para a perpetuação do Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado no Distrito de Buriti, interior de...

2918 0

Santuário Nossa Senhora de Fátima em Buriti (2) (Copy)

O Santuário Nossa Senhora de Fátima localizado no Distrito de Buriti, interior de Santo Ângelo, é um local de lazer contemplativo criado pelo Padre José Egon Gebert (1941-2015) para despertar a espiritualidade e revela curiosidades, como o maior rosário do mundo, com 345 metros, um acervo histórico de objetos e vestuários usados em celebrações católicas, monumentos de fé e até um trator que era movido a vapor.
O paisagismo retocado por lagos, gramado, caminhos em meio a mata preservada está harmonizado com uma capela edificada em pedra, em um dos locais mais altos do terreno. O público tem livre acesso ao Santuário, apenas profissionais que utilizam o cenário para a realização de books fotográficos pagam uma taxa para exploração do local. Uma ponte pênsil confere um atrativo a mais para a caminhada de fé e reflexão na paisagem que permite observar os movimentos e ouvir os sons da natureza.
A lei municipal 3275 de maio de 2009 reconhece este lugar como ponto turístico de Santo Ângelo. O trajeto até o Santuário é todo asfaltado e 19 quilômetros o separam da Catedral Angelopolitana, no Centro Histórico. De carro são necessários 34min; a pé, 3h53min e de bicicleta, 1h10min.

O MAIOR ROSÁRIO DO MUNDO
Na mata preservada naquela área está o maior rosário do mundo, mede 345 metros, forma uma trilha no ambiente natural e foi confeccionado com madeira pau-brasil. O trajeto conduz os peregrinos por trilhas margeadas de frases inspiradoras, pontuado por monumentos e uma clareira que possui uma espécie de altar, onde são realizadas celebrações campais (a mais tradicional compõe a romaria em honra a Nossa Senhora de Fátima realizada anualmente em 10 de maio) a trilha é finalizada em uma nascente de água, onde os visitantes podem sorver o líquido diretamente da natureza.
A área total do Santuário Nossa Senhora de Fátima é de 15,6 hectares e pertenceu à família do padre José Gebert, ainda em vida o religioso fez a doação deste patrimônio para a Congregação dos Missionários da Sagrada Família. Na mata por onde passa a trilha do santuário, José Egon Gebert também realizava meditações. A casa onde seus pais moravam ainda existe, é de madeira e conserva traços da arquitetura colonial alemã, possui mais de 100 anos. Era nesta casa que estava guardado e exposto o acervo do Museu Buriti, mas por falta de conservação da casa, foi removido daquele local e atualmente está no centro de encontro e eventos edificado na mesma propriedade. O centro de encontros foi inaugurado ano de 2002 e patrocinada pelos Irmãos Cunha de Portugal (Joaquim da Silva Fava e Florinda Lopes Cunha).

PADRE JOSÉ EGON GEBERT
Padre José Egon Gebert teve a vida pautada pela busca da espiritualidade, faleceu em 06 de outubro de 2015. Foi ordenado padre em 27 de dezembro de 1969 como vigário da Paróquia Sagrada Família no município de Santo Ângelo. O padre era um idealista e considerava importante manter a memória histórica da região, no Santuário é possível encontrar um trator movido a vapor entre outras ferramentas e utensílios que pertenciam aos imigrantes alemães que viveram na região. (Os tratores a vapor ou/e locomotivas de estrada começaram a surgir por volta de 1850 e tiveram sua utilização até por volta de 1950, quando a concorrência dos novos motores os fez cair em desuso. Os primeiros tratores com a forma parecida com um trator foram desenvolvidos em 1859 por Thomas Aveling ,que deu forma aos tratores que quase não tiveram modificação em sua estrutura até hoje.)
Atualmente o Santuário é administrado por Padre Viro Antônio Rauber e os Irmãos Aloísio e João, contam ainda com o auxílio de dois funcionários para a realização de tarefas de manutenção. Segundo padre não há cobrança de taxas aos visitantes, somente para aqueles que fazem os Books fotográficos e a manutenção é feita com recursos próprios, com o auxílio da comunidade, parte da provincial que tem sede em Passo Fundo e também com a venda da produção excedente da propriedade, como ovos, vassouras artesanais e mandioca descascada.

Santuário Nossa Senhora de Fátima em Buriti (5) (Copy)

Santuário Nossa Senhora de Fátima em Buriti (9) (Copy)Santuário Nossa Senhora de Fátima em Buriti (3) (Copy)Santuário Nossa Senhora de Fátima em Buriti (38) (Copy)Santuário Nossa Senhora de Fátima em Buriti (21) (Copy)Santuário Nossa Senhora de Fátima em Buriti (26) (Copy)

 

Neste artigo

Participe da conversa