IBGE divulga os dados preliminares do Censo Agropecuário 2017

A produção de soja, suínos e leite aumentou significativamente nos últimos 11 anos, no entanto, comparado com Censo de 2006 a quantidade de pessoas e estabelecimentos agropecuários diminuiu....

87 0

Censo agropecuário - Foto Rincão do Sossego (Copy)Os resultados preliminares do Censo Agropecuário 2017 já foram divulgados pelo IBGE. Em Santo Ângelo foram questionados 1176 estabelecimentos agropecuários e aplicada uma metodologia para conhecer o perfil produtivo do município (do mesmo modo em todo o País). O último Censo havia sido realizado no ano de 2006.
A produção agropecuária de Santo Ângelo no ano de 2017 está concentrada em uma área de 44.406 ha. Foram identificados 1176 empreendimentos e uma população envolvida de 2801 pessoas. Os dados permitem a análise de que a população do campo está envelhecendo, apenas 15 (1,27%) destes estabelecimentos são geridos por pessoas com menos de 30 anos e 54% deles são geridos por produtores de 30 a 60 anos e 43% possui 60 anos ou mais. Este fato mostra que continua o processo de êxodo dos jovens e o problema da sucessão familiar.
Mesmo assim denota-se que existe um envolvimento familiar nas atividades. Destas 2801 pessoas, apenas 462 não possuem laços de parentesco com os donos do empreendimento, ou seja, a maioria que trabalha na produção agropecuária tem vínculo familiar nos empreendimentos.
A comparação com o censo de 2006 permite detectar que continua ocorrendo um processo de abandono das atividades agropecuárias, no entanto isso não significa que a produção de soja, leite, carne ou suínos caiu, pelo contrário, as mutações genéticas dos rebanhos, o uso de tecnologias de precisão e a mecanização das atividades permitiram o incremento da produção.
Mas este fenômeno de redução dos empreendimentos agropecuários não pode ser tomado como regra, pois não são todas as cidades e regiões em que o fenômeno ocorre (nesta matéria não realizamos estas comparações). Os dados são preliminares, pois o IBGE ainda está realizando comparações para a certificação que a mudança de metodologia de pesquisa não tenha prejudicado a análise dos dados.

Suino

 

xxx

Neste artigo

Participe da conversa