“honras aos Peregrinos”

O grupo composto por 13 pessoas saiu de Corpus, na Argentina, no dia 12 deste mês para um roteiro experimental passando por patrimônios históricos e Sítios Arqueológicos dos...

55 0

Peregrinos

Santo Ângelo viveu um momento histórico na tarde de domingo, 29, com a chegada dos peregrinos que percorreram 420 quilômetros entre Brasil e Argentina, na primeira caminhada de internacionalização do Caminho das Missões. Ao chegarem à capital das missões, foram recebidos com honras e homenagens.

O grupo composto por 13 pessoas saiu de Corpus, na Argentina, no dia 12 deste mês para um roteiro experimental passando por patrimônios históricos e Sítios Arqueológicos dos dois países, encerrando o percurso em Santo Ângelo, a última das reduções jesuíticas dos Sete Povos das Missões. Os caminhantes foram recebidos com festa no Centro Histórico de Santo Ângelo, no Largo da Catedral Angelopolitana, e conduzidos ao saguão do Centro Administrativo onde receberam homenagens de lideranças locais.
A extensa programação prevista foi reduzida em virtude da instabilidade climática, mas as lideranças e peregrinos assistiram as apresentações de Marinês Siqueira e do Coral Guarani Tekoá Piayú, shows realizados no saguão do Centro Administrativo. Logo em seguida, participaram da celebração da Missa Solene na Catedral Angelopolitana.
O destaque desta primeira caminhada internacional ficou por conta do senhor Jacy Ludgero Pfitscher, de 77 anos, natural de Três de Maio, atualmente residente em Porto Alegre. O aposentado já percorreu nove vezes o Caminho das Missões, roteiro entre São Borja e Santo Ângelo e, na primeira edição internacional, participou e completou os 420 quilômetros de caminhada.

MENÇÃO HONROSA
Na recepção, o Governo Municipal fez a entrega de Menção Honrosa aos peregrinos que concluíram o roteiro do Caminho das Missões Internacional, agraciando simbolicamente o deputado federal Darcísio Perondi que se integrou a jornada em São Miguel das Missões, juntamente com o secretário de Turismo, Esporte, Lazer e Juventude de Santo Ângelo Vando Ribeiro de Souza e demais peregrinos.
Na menção, o Governo Municipal reconhece a importante contribuição dos caminhantes para o desenvolvimento do setor turístico da Região das Missões.

Neste artigo

Participe da conversa