Frio de -4°C surpreende e causa perdas parciais na produção de alface

A massa de ar polar que avançou sobre a Região Sul do Brasil fez os termômetros alcançarem temperaturas mínimas abaixo da média histórica na região de Santo Ângelo....

310 0
Alfaces preservadas da geada na estrutura coberta de Edenilson Jek
Alfaces preservadas da geada na estrutura coberta de Edenilson Jek

A maioria dos produtores em escala comercial de hortaliças não tiveram prejuízos com o frio registrado no último final de semana, visto que produzem com o auxílio de estufas. Somente nas propriedades onde as hortaliças são cultivadas a céu aberto, foram constatadas perdas ou danos com a geada, o mesmo problema ocorre nas hortas domésticas.
Em Ilha Grande os irmãos Antonio e Avelir Peppe relataram que perderam todos os canteiros de alface americana, cerca de 1500 pés. Eles cultivam no sistema orgânico. Maíra Alfaro também mantém uma produção orgânica na localidade de Restinga Seca e relatou que a geada causou prejuízos na casa de 30%. No entanto, ela tomou medidas de precaução e fez uma cobertura provisória com lonas plásticas e evitou mais prejuízos.
Alcemir Reis produz alguns canteiros de alface crespa implantados ao ar livre. Estes foram parcialmente atingidos, mas o produtor acredita na recuperação da hortaliça, tendo em vista que não danificou de modo significativo a planta.

Sem título

Produção com cobertura
Ademir e Edenilson Jek são irmãos e produzem hortaliças folhosas para abastecer supermercados em Santo Ângelo. Toda a produção é feita em estufas, eles relatam que o frio do último final de semana, acarretará apenas no retardo do crescimento de algumas culturas e não houve prejuízo significativo com o frio e a geada. Juntos, eles entregam diariamente no comércio de Santo Ângelo, cerca de 600 pés de alface, produzem ainda, repolho, couve, rúcula, agrião, espinafre, radiche, entre outros.
Na zona urbana de Santo Ângelo também encontramos produtores como é o caso do Viveiro Konorat de Alfredo Konorat. Este estabelecimento funciona desde o ano de 1989 e distribui mudas, tanto para produtores em escala comercial, quanto para pequenas hortas domésticas. Lá, apenas os canteiros de couve-folha implantados ao ar livre ficaram prejudicados e estes pés estão em avaliação.

Lavouras
As lavouras de trigo estão na fase de desenvolvimento vegetativo, consequentemente, o frio e a geada não tendem a causar prejuízo neste estágio. O agrônomo Álvaro Uggeri relata que as pastagens reduzem, momentaneamente, o crescimento vegetativo, mas tem condições de regeneração, que até o momento não teve relatos de perdas significativas.

Pés de brócolis e alface americana sem cobertura na horta orgânica de Maíra Alfaro
Pés de brócolis e alface americana sem cobertura na horta orgânica de Maíra Alfaro

Geada - Brocolis Maira alfaro geada (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa