Fim de um capítulo

O aspecto de abandono do prédio onde funcionou o Hospital Nossa Senhora de Lourdes chama a atenção no centro de Santo Ângelo, tanto pelo tamanho da área construída...

466 0

Hospital Nossa Senhora de Lourdes (1)Desce as escadas da residência da família, Sandra Suzana Nascimento, filha do Dr. Ernesto Nascimento Sobrinho e neta de Dr. Gomercindo Medeiros. Senta-se ao nosso lado para contar sobre o desfecho do inventário que envolve o patrimônio do Hospital Nossa Senhora de Lourdes. Sandra fala com lucides e compreende que compartilhar parte desta história é um modo de prestar contas para a comunidade que viu crescer, florescer e findar uma das mais importantes instituições de saúde de Santo Ângelo.

Contexto histórico e familiar
Dr. Ernesto do Nascimento Sobrinho foi o Sócio Majoritário do Hospital Nossa Senhora de Lourdes. Ele nasceu no distrito de Coimbra, na época 4º distrito de Santo Ângelo, cidade que atuou até o final de sua vida, chegou a realizar cerca de 10 mil partos.
Dr. Ernesto era casado com Maria de Lourdes Medeiros Nascimento, com quem teve duas filhas. Sandra Suzana Nascimento e Jacira do Nascimento (hoje falecida). A inventariante (Sandra) fala sobre a obra de seu pai com profundo respeito e admiração. Afirma que durante os últimos 18 anos abandonou todas as atividades que realizava para acompanhar os trâmites legais destes processos.
“O pai adquiriu o hospital logo que começou a clinicar em Santo Ângelo, após uma sociedade com seu sogro, Gomercindo Medeiros (meu avô) que era cirurgião na cidade de São Luiz Gonzaga”. Juntos ampliaram o hospital e formataram o prédio, que ainda pode ser visto pelas novas gerações, embora sem conservação, mantém estrutura firme em área nobre de Santo Ângelo. A Família Medeiros era de São Luiz Gonzaga, mas ambos estavam unidos pela medicina e durante décadas administraram aquela histórica instituição de saúde em uma administração que pode ser considerada familiar.
O Hospital Nossa Senhora de Lourdes fechou suas portas no ano de 2002. Dois anos depois do falecimento de Ernesto do Nascimento Sobrinho (ocorrido em 17 de junho de 2000). Segundo a inventariante Sandra Suzana Nascimento, o fechamento foi articulado pelo antigo Auxiliar Administrativo, que também atuou como liquidante no processo de fechamento.
O Hospital Nossa Senhora e Lourdes chegou a ter pronto socorro. Mantinha de 30 a 40 funcionários. A inventariante disse que o Hospital não tinha dívidas com fornecedores quando fechou, mas não tinha caixa suficiente para todas as custas trabalhistas e dívidas com impostos. No entanto, Valdomiro Cavali liderou uma ação coletiva trabalhista. “A dívida vai corroendo… foram aparelhos, mobiliários, e por fim foi corroendo as paredes”, falou de modo figurado a nossa entrevistada.

Página virada
Todo o processo legal que envolve parte do patrimônio material das duas famílias (Nascimento/Medeiros) foi concluído depois de 17 anos. Sandra Suzana Nascimento fala com a propriedade de quem acompanhou pelo menos 12 processos na 3ª Vara Civil de Santo Ângelo e três processos na Vara do Trabalho. Ela afirma que todo o processo de inventário foi concluído, sem bens a partilhar entre os familiares.
O patrimônio predial do antigo Hospital Nossa Senhora de Lourdes foi arrematado em leilão pela IDISA – Instituto de Diagnóstico por Imagem de Santo Ângelo, contudo os recursos financeiros foram consumidos para pagar questões trabalhistas.
“Gostaríamos que o hospital recebesse um trato e voltasse a funcionar como uma clínica”. A inventariante conserva o sonho de ver este prédio revitalizado e atendendo a comunidade em serviços de saúde, segundo Sandra, Dr. Ernesto dedicou sua vida a medicina escrevendo um belo capítulo na história da cidade.

Hospital Nossa Senhora de Lourdes 01 - D. Sandra Suzana Nascimento

Hospital Nossa Senhora de Lourdes - D. Sandra Suzana Nascimento 03

Neste artigo

Participe da conversa