A fé em Santo Antônio movimenta o Bairro Pippi

Iniciam amanhã os festejos populares alusivos a Santo Antônio no Bairro Pippi. Haverá quermesse, missas, apresentações artísticas e festas no Salão Paroquial

180 0

Igreja Santo Antônio (16)A fé católica une centenas de devotos a Santo Antônio no Bairro Pippi todos os anos. Amanhã, dia 7, a paróquia e os moradores daquela comunidade iniciarão mais uma série de celebrações religiosas e festejos populares abertos a participação de todos.
Durante o “Tríduo de Santo Antônio” que consiste em uma sequência de três missas, nos dias 7, 8 e 9, haverá distribuição simbólica de pães. Na sexta à tarde, dia 8, iniciará a quermesse. No sábado está sendo organizada uma festa com transmissão radiofônica, show musical e animação feita pelo Grupo Renascer.
O ponto alto do evento religioso será no domingo, quando ocorre a missa solene às 9h30min seguida de um churrasco com acompanhamentos, um sarau dançante e sorteio de rifa. O conselho paroquial que organiza a festa recomenda que sejam adquiridos os cartões antecipadamente. Pois no domingo só serão vendidos até às 10h.

A comunidade da igreja
O pároco Euclides Benedetti está atuando na comunidade Santo Antônio desde o dia 9 de fevereiro e ficou surpreso com o interesse e motivação dos vários movimentos e pastorais que compõe a Igreja. Afirmando o empenho dos participantes reflete nas festividades que serão realizadas a partir de amanhã.
Padre Euclides lembrou que só na pastoral da criança são atendidas mais de 700 crianças. Ainda compõe o conselho da igreja, representantes de movimentos como: Cursilhos, Emaus, RCC, JUC e Schoenstatt. Representantes destes grupos participam do conselho e organização das atividades contribuindo com parcelas que no final do evento compõe o contexto geral da festa.

Santo Antônio
Segundo o Padre Euclides, Santo Antônio é muito popular no Brasil é tido como um exemplo de modéstia, pois foi companheiro do padre Francisco de Assis. Santo Antônio dá nome a 34 municípios brasileiros e pelo menos 228 freguesias e algumas catedrais o tem como titular. Conhecido ainda como “Santo Casamenteiro”, da resolução dos problemas difíceis, na ajuda para encontrar objetos perdidos.
O dia de Santo Antônio é 13 de junho e tem alusão a sua morte ocorrida no ano de 1231 quando tinha 40 anos. Nasceu em Lisboa, Portugal em 1190, filho de família notável e importante que o batizou de Fernando Martins de Bulhões. Tornou-se frade Franciscano e foi um profundo conhecedor das sagradas escrituras.

Confira a programação

Quinta-feira, dia 7
19h – Missa em Honra a Santo Antônio com distribuição de pães
Sexta-feira, dia 8
14h até 21h – Quermesse (venda de cucas, assado de porco, de galinha, rapaduras, bolos, pasteis…)
19h – Missa em Honra a Santo Antônio com distribuição de pães
Sábado, 9
9h até 21h – Quermesse (venda de cucas, assado de porco, de galinha, rapaduras, bolos, pasteis…)
19h – Missa em Honra a Santo Antônio com distribuição de pães
21h – Show com apresentações Guri Sentinela e artistas convidados
22h – Festa animada pelo grupo Renascer
Domingo, 10
9h30min – Missa Solene
12h – Almoço (churrasco com venda antecipada no telefone 3312 4677 e no domingo somente até às 10h)
14h – Sarau dançante

Neste artigo

Participe da conversa