Em seis dias já choveu o dobro da média histórica para novembro

O sol deve aparecer entre nuvens, mas não se descarta a possibilidade de chuva nos próximos três dias

202 0

O sol deve aparecer entre nuvens, mas não se descarta a possibilidade de chuva nos próximos três dias (quarta, quinta e sexta), embora em menor quantidade, quando comparado ao que choveu no início desta semana. Na segunda-feira, dia 4, choveu o equivalente a 125mm, na terça-feira, dia 5, 26,2mm, somando assim mais de 160 milímetros em apenas dois dias. No mês acumula-se 193mm.
A média histórica de chuva no mês de novembro, registrada no Rio Grande do Sul, não ultrapassa 75 milímetros. A estatística é feita pelo IMET – Instituto de Meteorologia e leva em conta os últimos 30 anos. Neste mesmo gráfico, os meses com maior volume de precipitação (chuva) no Rio Grande do Sul são julho (175mm), agosto (126mm) e setembro (143mm), mas neste ano novembro se destaca.
Mesmo assim, com chuvas acima da média histórica, a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou que a Bandeira tarifária para mês de novembro será vermelha – patamar 1 – e a conta de luz ficará mais cara, a justificativa se apoia no baixo nível dos reservatórios de água. Isso significa que a cada 100 quilowatts-hora o consumidor pagará um acréscimo de R$ 4,169. Portanto, separamos algumas dicas para economia de luz. Confira:

DICAS DE ECONOMIA DE ENERGIA

Chuveiro elétrico
Tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos
Selecionar a temperatura morna no verão // verificar as potências no seu chuveiro e calcular o seu consumo.

Ar condicionado
Não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado // Manter os filtros limpos e diminuir ao máximo o tempo de utilização do aparelho de ar condicionado // Colocar cortinas nas janelas que recebem sol direto.

Geladeira
Só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário // Regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções // Nunca colocar alimentos quentes dentro da geladeira // Deixar espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não utilizá-la para secar panos // Descongelar a geladeira e verificar as borrachas de vedação regularmente.

Iluminação
Utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apagar a luz ao sair de um cômodo; pintar o ambiente com cores claras.

Ferro de passar
Juntar roupas para passar de uma só vez // Separar as roupas por tipo e começar por aquelas que exigem menor temperatura // Nunca deixe o ferro ligado enquanto faz outra coisa.

Aparelhos em stand-by
Retirar os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências.

IMG_2131 (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa