Em maio, a luz de atenção se acende para o trânsito

Ciclistas sairão às ruas neste sábado, durante o 4º Pedal Amarelo, com o objetivo de alertar para os perigos do trânsito em Santo Ângelo, cidade que neste ano...

1219 0

Clube Gaúcho-foto fernando gomes 023 (Copy)

Trinta dias dedicados à conscientização e prevenção às mortes causadas pelos acidentes de trânsito, esse é o Maio Amarelo, campanha que tem o objetivo de conscientizar os cidadãos a respeito de um trânsito com menos acidentes e mortes. O movimento acontece de forma global e em Santo Ângelo, desde o ano de 2011, o CFC São Luiz organiza um passeio ciclístico alusivo a campanha.

“4ª PEDAL AMARELO”
Neste ano, a 4ª edição do Pedal Amarelo será realizada no próximo sábado, dia 25. A concentração ocorre a partir das 14h no largo da Praça Pinheiro Machado e a saída está prevista para às 14h30min. O grupo de ciclistas percorrerá o centro da cidade e o final do passeio acontece na pista do CFC, que fica na Rua Marechal Floriano, número 2217. O SESI é um dos parceiros da ação e disponibilizará brinquedos infláveis. Além disso, haverá pinturas de rosto, distribuição de pipoca entre outras atividades que se estendem até às 17h. A diretora de ensino do CFC São Luiz, Paula Silva, estima que o “pedal” deverá contar com mais de cem ciclistas e aproveita para estender um convite para toda a comunidade.
“O objetivo do pedal é chamar a atenção para o número de acidentes de trânsito e também incentivar outros meios de transporte como a bicicleta. Por isso convidamos toda a comunidade, pois haverão diversas atividades para as crianças e para os pais”, destacou Paula, que também ressalta que o evento não terá taxa de inscrição e para participar, basta comparecer com a bicicleta.

ATROPELAMENTOS SÃO MAIS COMUNS COM CRIANÇAS E IDOSOS
Paula ressalta que durante as atividades, crianças poderão participar de uma “escolinha de trânsito”, onde serão apresentadas dicas como, por exemplo, a forma correta de atravessar uma faixa de pedestre.
A diretora destaca que a atividade desenvolvida para as crianças tem como objetivo manter elas seguras no trânsito do dia a dia, uma vez que crianças e idoso são os grupos mais sucessíveis a acidentes como atropelamentos.

Raio-X dos acidentes no perímetro Urbano de Santo Ângelo

Acidente com vítima fatal na Indubras em Santo Ângelo (1) (Copy)

Frota de Santo Ângelo
Dados disponibilizados pelo Departamento Estadual de Trânsito, o Detran, indicam que a frota de Santo Ângelo em 2019 é de 49.660 veículos. O número é superior ao ano passado, em que haviam 49.335 veículos registrados na cidade.

Acidentes de trânsito com feridos
O número de acidentes de trânsito com feridos, registrados no sistema da Brigada Militar reduziu 21% nos quatro primeiros meses de 2019, em relação ao mesmo período do ano passado.
Em 2018, entre janeiro e abril foram 126 acidentes com lesão corporal na área urbana de Santo Ângelo, enquanto neste ano foram registrados 100 acidentes deste tipo.

Acidentes com morte
Assim como nos acidentes com lesões, o número de ocorrências com morte também está menor. Neste ano, nenhuma pessoa perdeu a vida no trânsito de Santo Ângelo, já no ano passado, uma pessoa morreu no mesmo período em decorrência de um acidente que aconteceu no mês de abril.

Acidentes com danos
Os dados, disponibilizados pelo Sétimo Regimento de Polícia Montada mostram que em 2018 foram registrados 428 acidentes de trânsito com danos materiais durante todo o ano. Em 2019, só nos três primeiros meses do ano, foram contabilizados 153 acidentes deste tipo.

Fonte dos dados: 3ª Seção/ 7º RPMon

Neste artigo

Participe da conversa