Desfile Cívico encerra a Semana da Pátria na manhã desta sexta-feira

Desfile terá início às 8h30min de hoje na Rua Marechal Floriano e reunirá quase três mil militares, estudantes e representantes de entidades locais

82 0

Desfile3 (Copy)Militares, entidades e escolas desfilam na Rua Marechal Floriano na manhã desta sexta-feira, dia 7, marcando o encerramento das atividades da Semana da Pátria 2018. As comemorações alusivas aos 196 anos da Independência do Brasil, decretada no dia 7 de setembro de 1822, iniciaram no último sábado, dia 1º, com a abertura oficial na Praça Leônidas Ribas.
Neste ano a programação tem como tema nacional o “Projeto Rondon”, no estado o tema será o “Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul”. Já a nível municipal, o tema, pelo segundo ano consecutivo, será “Responsabilidade Ambiental-Santo Ângelo e você preservando o futuro”. Além disso, o desfile novamente será realizado no sentido sul-norte da Rua Marechal Floriano e a expectativa é de contar com a participação de quase três mil pessoas, que irão desfilar durante toda a manhã.
A programação terá inicio às 8h com a revista da tropa. Às 8h30min está previsto o início do desfile Cívico, com militares e veículos do 1ª Batalhão de Comunicações – 1ºB Com, Depósito de Subsistência de Santo Ângelo e 10ª Circunscrição de Serviço Militar. Este ano, será a última vez que a 10ª CSM participa do Desfile da Pátria, uma vez que a unidade será desativada no ano que vem.
Além dos militares da ativa, também desfilará o Pelotão dos Reservistas, composto por militares que estão na reserva do Exército Brasileiro. O desfile alusivo a Independência do Brasil também terá a participação de representantes de entidades locais e estudantes e professores de pelo menos sete escolas municipais e quatro escolas estaduais. Neste ano apenas uma parte das escolas locais desfilará, pois foi feito uma espécie de rodizio, devido ao grande número de educandários em Santo Ângelo. No desfile desta sexta, apenas uma escola do município contará com banda marcial, já as escolas estaduais, todas terão banda.
A expectativa é de que os desfiles sigam até o meio dia, sendo concluído com a solenidade de encerramento da Semana da Pátria, que terá um breve pronunciamento, extinção do fogo simbólico e descerramento das bandeiras.

PROGRAMAÇÃO

8h- Inspeção da Tropa do Exército
-Exército, Brigada Militar e Órgãos De Segurança
-Grupo Escoteiro Medianeira
-Grupo Escoteiro do Ar Ventos Do Sul
-Clube de Aventureiros Missioneiro Kids
-Clube Desbravadores
-Escola de Educação Especial Raio de Sol
-Instituto Federal Farroupilha Santo Ângelo
-Emei Mathilde Ribas Martins
-Emei Modelo
-Jardim de Infância Municipal Bem Me Quer
-Emef Margarida Pardelhas
-Emef Marcelino Jose Bento Champagnat
-Emef Heinz August Rogowski
-Emef Sagrada Família
-I.E.E. Odão Felippe Pippi
-E.T.E. Presidente Getúlio Vargas
-Colégio Estadual Onofre Pires
-E.E.E.F Edi Teresa Lippert
-Academia Setembrino
-Academia Tigre Taekwondo
-Moto Clube Leões Gadistas
-Avant (Associação Veículos Antigos)
-Moto Grupo OS Missioneiros

Neste artigo

Participe da conversa