De olho no nível dos rios

Equipamento instalado pela Defesa Civil possibilita o acompanhamento diário do volume de água no Rio São João

43 0

WhatsApp Image 2018-08-28 at 8.18.32 AM (Copy)A Defesa Civil de Santo Ângelo instalou uma régua de monitoramento de cheias no Rio São João, próximo ao encontro com o Rio Ijuí. O equipamento foi colocado no local na segunda-feira, dia 27 e possibilita o acompanhamento diário do volume de água do rio, além de ajudar a monitorar eventuais cheias.
Os dados obtidos com a monitoria da régua também serão usados para alimentar um banco de dados do município e enviar informações para o Sistema de Informação de Desastres, o SID do Ministério da Integração Nacional. Além disso, as leituras também serão usadas para o acompanhamento da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental.
Segundo o chefe da Defesa Civil de Santo Ângelo, Adelar Cavalheiro a partir de agora o nível do rio será acompanhado de modo mais preciso, para inclusive prever com antecedências possíveis cheias, como a que aconteceu no ano passado. Na época o nível do Rio São João chegou a 3,20 e foi necessário interromper o trânsito na estrada que liga Santo Ângelo a Barra do São João.
Além do equipamento instalado na segunda-feira, Adelar destaca que outra régua de monitoramento será colocada, ainda nesta semana, na ponte de Ferro do Bairro Meller norte, local onde o Rio Itaquarinchim costuma transbordar e atingir residências próximas.

Neste artigo

Participe da conversa