Conheça a Praça Raimundo Ribeiro Carneiro

A Praça do Bairro Haller completa 31 anos em abril. Esse local público, que possuí o nome oficial de Raimundo Ribeiro Carneiro, fica no extremo sul de Santo...

234 0

Praça da do Bairro Haller (4) (Copy)A Praça Raimundo Ribeiro Carneiro fica no Bairro Haller e está de aniversário no mês de abril, quando completará 31 anos. O nome é pouco conhecido e foi assim designado por meio da lei 1.082 de 12 de abril de 1988. A “Praça do Bairro Haller”, como é mais conhecida, tem como limite as ruas Pedro Carneiro Pereira, Rua Pernambuco, Rua Bahia e Rua Santa Catarina.

O QUE TÊM NA PRAÇA?
Em uma área com cerca de cinco mil metros quadrados observa-se uma academia ao ar-livre e um parquinho infantil. Além disso, o local conta com um “campinho” de futebol, uma guarita e um passeio interno que atravessa o interior da Praça, grama e muitas árvores.

ÁRVORES FRUTÍFERAS E
CINAMOMOS PREDOMINAM
Predomina na Praça do Bairro Haller, árvores frutíferas nativas e os cinamomos. Entre as frutíferas: Angás, Araçás, Amoreira, Goiabeiras, Limoeiro e Laranja Azeda, Uva do Japão, Jerivás etc. A predominância das frutíferas permite que o visitante colha e prove as frutas diretamente do pé.
Além das frutíferas, a praça também conta com Ligustros, Tipuana, Cinamomos, entre outras. No ano de 2017, o Projeto Bio Flora da URI Santo Ângelo realizou um levantamento no local e concluiu que podiam ser encontradas 83 plantas, envolvendo 25 espécies arbóreas.

LOCAL APRESENTA CARÊNCIAS
DE INFRAESTRUTURA
A Praça Raimundo Ribeiro Carneiro é uma das poucas praças da cidade que não conta com banheiro público, a iluminação noturna é precária e possuí apenas um caminho interno. Não conta com bancos e tem poucos espaços de convivência com infraestrutura elaborada. A academia ao ar livre necessita de reparos, assim como o campo de futebol.
A necessidade de melhoria é confirmada por um morador próximo.
Ele relata que frequentava outras praças da cidade, onde os filhos podiam brincar, andar de skate e tomar um chimarrão ao final da tarde.
Uma reunião realizada em fevereiro deste ano discutiu alternativas para melhorar a segurança dos moradores e frequentadores da praça, tendo em vista que ocorreram furtos e arrombamentos no entorno da Praça. Participaram vereadores, representantes da Brigada Militar e membros da comunidade.
A boa notícia é de que esta Praça, também integra a lista de locais que receberão recursos para melhorias. Pretende-se investir cerca de R$ 300 mil, que será aplicado na modernização da iluminação pública, no cercamento das quadras esportivas, acessibilidades, e melhorias do “campinho”.Praça da do Bairro Haller (20) (Copy)

Praça da do Bairro Haller (10) (Copy)

Praça da do Bairro Haller (32) (Copy)Praça da do Bairro Haller (6) (Copy)

Praça da do Bairro Haller (12) (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa