A Chama Crioula chegará no domingo

Cerca de cem tradicionalistas santo-angelenses irão neste sábado até São Pedro do Butiá buscar uma centelha da Chama Crioula. Após receber o tradicional símbolo da Semana Farroupilha, a...

94 0

Chama crioula e café na semana farroupilha no 20 de setembro (20) (Copy)Tradicionalistas santo-angelenses buscam uma centelha da Chama Crioula neste sábado em São Pedro do Butiá. O grupo será composto por cerca de 100 cavalarianos que percorrerão 85KM para trazer até a Capital das Missões, um dos principais símbolos da cultura gaúcha.
Neste ano, a organização da Cavalgada da Chama Crioula ficou a cargo do CTG Tio Bilia, e o patrão Roni Junker destaca que a iniciativa tem como objetivo “manter a chama da tradição acessa”, possibilitando a continuidade de algo que vem sendo realizado durante os anos.Esta será a 11ª edição da Cavalgada, que antecede a abertura da semana farroupilha em Santo Ângelo.

Programação
A centelha da Chama Crioula será entregue às 14h para os tradicionalistas santo-angelenses. A comitiva ainda fará um almoço de confraternização em Guarani das Missões e retoma à cavalgada até pernoitar no Lajeado do Cerne.
Na manhã do domingo, o grupo volta para a Capital Missioneira, com previsão de chegada às 11h no Sétimo Regimento de Polícia Montada, onde acontece a cerimônia de recebimento da Chama Crioula.
A chama ficará no quartel da BM até o dia 13 de setembro, quando será levada para a Praça Pinheiro Machado– Centro Histórico de Santo Ângelo, onde às 18h acontece o acendimento do Candeeiro Crioulo, distribuição da centelha para as entidades tradicionalistas e apresentações artísticas.

Desfile Farroupilha
Nesta semana uma reunião tratou sobre os últimos preparativos para o tradicional Desfile Farroupilha. O evento acontece no próximo dia 20 de setembro, com início previsto para as 8h30min, na Rua Marechal Floriano.
A solenidade de encerramento da Semana Farroupilha será realizada logo após o desfile, na Praça Leônidas Ribas. As atividades devem contar com tradicionalistas de entidades locais e cerca de 480 cavalos.
Os Festejos Farroupilhas em Santo Ângelo são organizados por uma comissão, composta pela 14ª Coordenadoria Regional de Educação, Brigada Militar, Prefeitura Municipal, Presidente das Entidades Tradicionalistas de Santo Ângelo e 3ª Região Tradicionalista, juntamente com as entidades tradicionalistas.

Neste artigo

Participe da conversa