90 anos da IELB

A Comunidade Evangélica Luterana Sião de Santo Ângelo completou 90 anos na última sexta-feira, dia 18.

500 0

A Comunidade Evangélica Luterana Sião de Santo Ângelo completou 90 anos na última sexta-feira, dia 18.
Foi no ano de 1929, por meio da liderança do Pastor Octacílio Schüler, que esta denominação foi oficialmente reconhecida em nossa cidade. Comunidade que construiu uma história de fé e também relacionada a educação, por meio da Escola Concordia.
A obra iniciada pelos antepassados foi mantida e neste aniversário de 90 anos são lembrados os fatos históricos e comemoradas as conquistas. Dois cultos festivos celebram a data, um deles no próximo sábado, dia 26, às 20h e o segundo no dia 27 (domingo) às 10 horas, seguido de um almoço festivo.
Em 2019 uma série de atividades alusivas a data foram realizadas, como o ciclo de palestras com Dr. Vilnei Vanzin (maio), a apresentação do Coral do Seminário Concórdia de São Leopoldo (julho) e um Jantar show com o cantor Carlos Magrão (agosto).
A igreja da Comunidade Evangélica Sião de Santo Ângelo está localizada no cruzamento das ruas 15 de Novembro e a Duque de Caxias e a edificação do atual templo de fé foi inaugurado em 10 de julho de 1949.
Uma bandeira levantada pelos luteranos desde o início da sua presença em Santo Ângelo é a educação. Conforme consta no levantamento histórico realizado pela comunidade, Martinho Lutero tinha uma orientação sobre este campo, que era “ao lado de cada igreja uma escola” seguindo este ideal já no ano de 1930, um ano após a fundação da comunidade Sião, foi fundada a escola Concórdia, considerada a escola particular mais antiga da cidade.
A edificação da atual escola foi realizada em etapas: A primeira sala de aula foi inaugurada em 20 de julho de 1958, a segunda, em 1960 e a terceira em 13 de julho de 1964 e anos mais tarde o segundo piso e o ginásio.

IELB - Comunicade Evangélica Luterana Sião (1) (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa