7º Festival de Cinema leva alunos para exibições dos curtas

O ator Marcos Caruso participará da solenidade de entrega do “Cisne de Ouro”. Ao todo são 34 curtas que concorrem em 13 categorias.

432 0

Iniciou na terça-feira, dia 13, o 7º Festival de Cinema de Santo Ângelo – Curta Metragem, evento promovido pelo Clube Gaúcho em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Nesta edição, o festival recebeu a inscrição de 188 curtas e foram analisados por uma banca de jurados especialistas. Neste ano a organização do evento buscou a interação com a comunidade, por meio de exibições realizadas no interior e a participação de estudantes.
A banca de jurados é composta pelo produtor de áudio visual para cinema e televisão, Arthur Ferraz, pelo ator Douglas Barbosa, pela jornalista Elisangela Fróis e pela fotógrafa Marciele Steinhorst. O presidente do Clube Gaúcho, Luis Alberto Voese, destacou o trabalho dos jurados que assistiram todos os 188 filmes enviados, “do primeiro ao último minuto”, selecionando os 34 curtas em exibição no festival.
Foram inscritos filmes de diversos estados do país como Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Bahia e Rio Grande do Sul. Os jurados assistiram previamente a todos os curtas, selecionaram 34 para exibições e indicaram 24 para concorrer ao “Cisne de Ouro”. São 13 categorias: Melhor Roteiro; Melhor Animação; Melhor Curtíssimo; Melhor Música Original; Melhor Fotografia; Melhor Estudantil; Melhor Documentário; Melhor Ator; Melhor Atriz; Melhor Diretor; Melhor Filme Júri Popular; Melhor Filme Local e Melhor Filme.
Os curtas estão sendo exibidos no salão Marfim da Sede Social do Clube Gaúcho, o espaço foi totalmente preparado para proporcionar a imersão na magia do cinema. Foram colocados 120 acentos e montada toda a infraestrutura técnica para atender a exibição dos curtas.
No primeiro dia de exibição foram apresentados os seguintes curtas na Sede Social do Clube Gaúcho: Abraços, Aline; Acúmulo; Bodas; Calça Jeans; Carreira; Hornzz; O Menino que Morava no Som; Vale da Lua: O Mito de Anhangá; Artemísia; Carroça 21; Dia de Mudança; Macaco Albino: Siso; Peixe Pequeno; Ro.Ti.Na e Velho do Saco Santo City. Na Colônia Municipal foram exibidos: Bodas; Carreira; Carroça 21; O Menino que Morava no Som; Peixe Pequeno; Vale da Lua: O Mito de Anhangá e Velho do Saco Santo City.
O incentivo a participação popular é uma das tônicas da 7ª edição do festival, o presidente do Clube Gaúcho, Luis Alberto Voese, compreende que a iniciativa de envolver estudantes e comunidades do interior, foi uma semente plantada para que Santo Ângelo se consolide como um polo do cinema gaúcho e até nacional. “O número de sessões precisou ser ampliado, devido à participação do público estudantil”, disse Voese.
Marilise Lacroix Voese destaca que os estudantes que assistem às sessões de cinema, estão sendo estimulados a realizarem uma produção textual, sendo que a melhor redação será premiada com um troféu Cisne de Ouro. A iniciativa do Clube colabora com a intensão de estimular a participação e promover o envolvimento das novas gerações com a sétima arte.
Na noite de quinta-feira, dia 15, às 18h30min, ocorrerá na Sede Social do Clube Gaúcho, a premiação dos curtas que estão participando do 7º Festival de Cinema de Santo Ângelo. O responsável pela entrega do troféu “Cisne de Ouro” é o ator Marcos Caruso, que após a solenidade irá apresentar a peça teatral “O Escândalo Philippe Dussaert”.
O Escândalo Philippe Dussaert é um texto que investiga com humor os limites da arte contemporânea e as polêmicas em torno do assunto, por meio da história de um escândalo do pintor francês Philippe Dussaert.
Marcos Caruso escolheu a trama para ser seu primeiro trabalho solo, depois de mais de 40 anos de uma sólida e premiada carreira no teatro, na TV e no cinema.

PROGRAMAÇÃO

DIA 14 DE AGOSTO
9 horas – Clube Gaúcho: Como Segurar Uma Nuvem no Chão | Megg – A Margem Que Migra Para o Centro | Mood | O Malabarista | Ondas | Onze Minutos | Um Beijo Para Sofia.
14 horas – Clube Gaúcho: Barco de Papel | Cidade Baixa, Som e Boemia | Quando a Chuva Vem? | Revés de Um Parto | Um Café e Quatro Segundos.
19h30min – Barra do São João e 20 horas – Clube Gaúcho: Cavalgada dos Justos | Culpado | Estação 21, Uma Viagem no Tempo Através da História | O Calendário | O Menino da Terra do Sol | Primavera de Fernanda | Sonhos.

DIA 15 DE AGOSTO
18h30min – PREMIAÇÃO DO 7º FESTIVAL DE CINEMA DE SANTO ÂNGELO – CURTA METRAGEM
Divulgação e entrega do “Troféu Cisne de Ouro” aos vencedores do 7º Festival de Cinema de Santo Ângelo Curta Metragem.
E na sequência apresentação da Peça Teatral “O Escândalo Philippe Dussaert” com o ator Marcus Caruso.
Local: Clube Gaúcho.

Participação de estudantes no Festival

Na tarde da segunda-feira, por meio do 7º Festival de Cinema de Santo Ângelo – Curta Metragem, os alunos do Jardim de Infância da Escola Bem Me Quer, tiveram a oportunidade de assistir ao filme Rei Leão, no Cine Cisne.
A sessão de cinema foi um momento de alegria, encanto, diversão e emoção para as crianças que puderam assistir a um grande clássico infantil.
O presidente do Clube Gaúcho, Luis Alberto Voese, agradeceu, a Sescretaria Municipal de Educação, e a Secretaria da Cultura pelo engajamento neste projeto cultural para a nossa cidade que vem crescendo a cada edição. “Neste ano serão várias sessões de manhã, de tarde, de noite na Sala de Cinema instalada no Clube e mais duas sessões no interior”explicou Voese.

Festival de Cinema 04 (Copy) MAR_2075 (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa