62% dos eleitores não tem cadastro biométrico

Eleitores que ainda não realizaram o recadastramento podem comparecer no Cartório de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h

68 0
Processo de cadastramento biométrico
Processo de cadastramento biométrico

A maioria dos 61 mil eleitores de Santo Ângelo ainda não tem identificação biométrica e apenas 38% realizaram o recadastramento. Entre os municípios que compõe a 45ª Zona Eleitoral com sede em Santo Ângelo, já passaram pelo recadastramento biométrico os municípios de Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões e Vitória das Missões. A previsão é de que o recadastramento biométrico seja concluído, em todos os municípios do Estado, para as eleições de 2022.

Alerta
A chefe do cartório da 45ª Zona Eleitoral, Marivani Gehm Gonçalves Medeiros, recomenda que todos os eleitores que ainda não realizaram o recadastramento compareçam ao cartório de segunda a sexta-feira das 12 às 19 horas o quanto antes. É necessário que o eleitor leve um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho e carteiras profissionais), comprovante de endereço, título eleitoral e CPF (se possuir) e comprovante de quitação com o serviço militar (para os eleitores do sexo masculino, maiores de 18 anos, que forem fazer o título pela primeira vez).

Diante da pouca procura pelo serviço, Marivani está reforçando o convite ao eleitor, incentivando a procurar o cartório nesta época de menos movimento, pois deste modo é possível evitar filas e aglomerações em datas que antecedem o período eleitoral. “Importante destacar que a identificação biométrica torna as eleições mais seguras e previne fraudes, pois o eleitor passa a ser identificado por meio de suas impressões digitais, que são únicas”, concluiu Marivani.

O que é preciso
Documentos necessários: documento oficial de identidade com foto, comprovante de domicílio e título eleitoral (se possuir). O atendimento consiste na revisão dos dados cadastrais do eleitor e na coleta eletrônica das digitais e fotografia. O procedimento é rápido e gratuito e pode ser agendado pela internet, permitindo ao eleitor a escolha do dia e horário de atendimento.

Neste artigo

Participe da conversa