19ª Fenamilho Internacional é lançada em Porto Alegre

A Fenamilho Internacional abriu o projeto cultural “Mostra de Festas Tradicionais do Rio Grande do Sul” . O Presidente Bruno Hesse anunciou que a Comissão Central espera uma...

100 0

Lançamento Fenamilho Internacional em Porto Alegre-foto fernando gomes (Copy)Um evento de gala organizado pelo Grupo de Comunicação O Bairrista, com patrocínio cultural da Baldo S.A., por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, lançou oficialmente a 19ª edição da Fenamilho Internacional para todos os gaúchos. A festa de lançamento em Porto Alegre foi realizada na Embaixada Bairrista, no Bairro Moinhos de Vento, na noite de quarta-feira, dia 10, com a presença de autoridades gaúchas e da comitiva santo-angelense, representando o Governo Municipal e a comissão organizadora da multifeira.
Os diretores de O Bairrista, Eduardo Santos e Júnior Maicá, destacaram que a Fenamilho Internacional abriu o projeto cultural ”Mostra de Festas Tradicionais do Rio Grande do Sul” em reconhecimento à sua relevância no cenário gaúcho e nacional no debate técnico para o desenvolvimento da cultura do milho, do agronegócio e da agricultura familiar, e como evento propulsor da economia regional. “A Fenamilho é, mais uma vez, pioneira, inaugurando o projeto que abre as portas de Porto Alegre para as grandes feiras e festas que movimentam o nosso interior do Rio Grande do Sul. A riqueza do Estado está no interior. Desenhamos um espaço com estrutura e visibilidade para eventos como a Fenamilho, de grande importância econômica e social para o Estado”, assinalou Santos.
A Embaixada Bairrista recebeu em torno de cem pessoas, recepcionadas em ambiente personalizado ressaltando o potencial da 19ª edição da multifeira e uma exposição fotográfica assinada pelo fotógrafo santo-angelense Fernando Gomes, com música da também santo-angelense Tati Portella, vocalista do Chimarruts por 18 anos, agora em carreira solo. As exposições sobre a Fenamilho e fotográfica dos principais pontos turísticos de Santo Ângelo estarão abertas à visitação das escolas da rede pública e da população porto-alegrense até o dia 5 de maio, data de encerramento da 19ª edição.
Também foi destaque entre os presentes no ato de lançamento, a gastronomia comandada pelo chefe Zi Saldanha, preparando pratos diferenciados a base de milho e avaliados como saborosos pelos convidados. Zi é o chefe de cozinha do Programa Bem Sertanejo, da Rede Globo, apresentado pelo cantor Michel Teló.

FOCO NO AGRONEGÓCIO
E AGRICULTURA FAMILIAR
As autoridades de Santo Ângelo reforçaram em seus pronunciamentos, o foco da 19ª Fenamilho no agronegócio e na agricultura familiar, especialmente a cultura do milho, de grande importância para o Noroeste Gaúcho. O presidente Bruno Hesse, anunciou a expectativa da Comissão Central da feira em superar os R$ 100 milhões de comercialização e um público esperado de 130 mil pessoas no Parque de Exposições Siegfried Ritter, entre os dias 27 de abril e 5 de maio. “Nossa proposta é apresentar uma visão de feira, com entretenimento e cultura, mas transformada em um evento de negócios”, assinalou.
Hesse ressaltou que a Fenamilho também vai discutir os gargalos da produção de milho, que enfrenta constantes reduções de área cultivada e a necessidade de importação para atender a demanda de consumo do cereal na alimentação animal, que movimenta a economia da suinocultura e avicultura.
O presidente destacou ainda, a realização do Seminário Internacional de Turismo, a ser realizado na programação da feira, no dia dois de maio, que irá reunir pelo menos cinco países da América do Sul para debater a integração e o desenvolvimento do turismo no continente.

PRESENÇAS
A comitiva santo-angelense esteve formada pelo prefeito Jacques Barbosa, primeira-dama Juliana Barbosa, pelo vice-prefeito e presidente da 19ª Fenamilho, Bruno Hesse, vice-primeira-dama Lígia Hesse, a Rainha Fabiane Koaski, princesas Daniele Lange e Thaís Lersch, e a Comissão Social da feira, representada por Amauri Lírio e Ale Ferrari.
Na Embaixada, somada à presença do presidente da Câmara de Vereadores Dionísio Faganello e da secretária municipal de Cultura, Neusa Cavalheiro, a direção de O Bairrista e a comitiva santo-angelense recepcionaram os deputados estaduais Eduardo Loureiro (PDT) e Luiz Henrique Viana (PSDB); o diretor Financeiro do Badesul, Kalil Sehbe; o chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Cultura, André Kryszczun; a superintendente de Marketing do Banrisul, Lisane Meyer Fernandes; o vice-presidente da Farsul, Hermes Ribeiro de Souza Filho; a senhora Marisa Meneghetti, presidente da Associação dos Santo-Angelenses Residentes em Porto Alegre; o secretário de Comunicação da Prefeitura da capital, Orestes de Andrade Júnior, e representantes das secretarias do Governo do Estado.
Também prestigiaram o lançamento da feira na capital, os músicos nativistas Ernesto Fagundes e Érlon Péricles, o jogador Adilson Dias Batista, zagueiro gremista, conhecido como o Capitão América; o locutor esportivo Paulo Brito, o jornalista e radialista Fabiano Baldasso; e órgãos de imprensa da capital gaúcha.

DSC_0317 (Copy)

Lançamento Fenamilho Internacional em Porto Alegre-foto fernando gomes 02 (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa