Sábado 9/6/2012

Mesmo não registrado o quarto jeito de crasear ou não crasear um a, vamos apresentá-lo aos poucos que leem esta coluna que, diga-se de passagem, mostra ainda pouca...

135 0

Mesmo não registrado o quarto jeito de crasear ou não crasear um a, vamos apresentá-lo aos poucos que leem esta coluna que, diga-se de passagem, mostra ainda pouca preferência: apenas 14,1%. O quarto jeito, conforme dito na coluna anterior, embasa-se num verbo regular da primeira conjugação, o qual tem duas sílabas, cinco letras, cinco fonemas, duas vogais [o, a] e três consoantes [m, r, r]. Todos os habitantes da Terra, portanto também os missioneiros, muito o usam. Deixemos a embromatologia de lado e revelemos de vez o até agora misterioso e angustiante verbo – é o verbo morar.

Na construção de frases, o verbo morar exige a preposição em, ou a preposição no, ou a preposição na. As preposições no e na podem ser pluralizadas para nos e para nas. Um exemplo de frase feita com o verbo morar com a presença da preposição em: Moro em Santo Ângelo. Um exemplo com a presença da preposição no: Moro no bairro Aliança. Um exemplo com a presença da preposição na: Moro na linha Jacu. Um exemplo com a presença da preposição nos: Moro nos bairros Boa Esperança e São Pedro. Um exemplo com a presença da preposição nas: Moro nas linhas Seca e Bom Jardim.

Descasquemos a cebola do verbo morar. Na frase – Vamos a Bahia –, usando o verbo morar, podemos ver se o a tem ou não tem crase. Dando na com o verbo morar, o a com o verbo ir tem crase. Usando o verbo morar na frase – Moramos na Bahia –, verificamos a presença da preposição na, cuja presença justifica, por si, a crase na frase – Vamos à Bahia. Conclusão: Dando na com o verbo morar, dá crase com verbo que exige a preposição a. Um resumo mais curto e seco: O verbo morar dando na, dá crase. Ou este: Verbo morar dando na, crase há. Vamos a sala de audiências = Moramos na sala de audiências = Vamos à sala de audiências com crase. Sempre.

Vinte frases de tema com o verbo morar substituindo os verbos das frases para termos certeza se o a dessas frases tem ou não tem crase. Frase um: Vamos a Santa Rosa. Tem crase esse a? Troquemos vamos por moramos – Moramos em Santa Rosa. Deu em com o verbo morar, portanto é sem crase o a de – Vamos a Santa Rosa. Frase dois: Vamos a Cruz Alta. Tem crase esse a? Troquemos vamos por moramos – Moramos em Cruz Alta. Portanto é sem crase o a de – Vamos a Cruz Alta.

Neste artigo

Participe da conversa