Quarta-feira 16/11/2011

Associação dos Orquidófilos de SAA orquídea é a planta mais completa e mais linda da natureza, dentro da escala biológica dos vegetais.Flores muito belas,existindo mais de 25.000 espécies...

580 0

Associação dos Orquidófilos de SA
A orquídea é a planta mais completa e mais linda da natureza, dentro da escala biológica dos vegetais.Flores muito belas,existindo mais de 25.000 espécies e uns 30.000 ‘híbridos conhecidos no mundo atualmente. Dado o grande interesse que despertou naqueles que gostam de plantas ornamentais, formou-se a Associação dos Orquidófilos de Santo Ângelo, cujo número de associados vem aumentando de número de ano para ano na cidade.
O objetivo dsta associação é congregar todos os que se interessam pelas orquídeas e sua cultura;estimular e promover a preservação das espécies nativas no seu habitat ou por meio do cultivo, e evitar o seu desaparecimento; promover exposições/feiras, mostras, conferências e outras iniciativas referentes às orquídeas e seus cultivos. Em 15 de abril de 2000, realizou-se a primeira reunião dos orquidófilos de Santo Ângelo sob as lideranças dos Srs. Darwin Thomas e Ênio Barllet da Costa, cujos orquidários têm mais de 5.000 plantas, e as cultivam há mais de 30 anos, na Av.Venâncio Aires ,833.
Reuniram-se periodicamente, até que em 22 de agosto de 2001 às 18 horas, no endereço acima citado em Santo Ãngelo e fundaram a Associação dos Orquidófilos de Santo Ângelo-AOSA. Nesta reunião, foi escolhida a diretoria que ficou assim constituída: Presidente: Darwin Fernando Thomaz; vice presidente Ênio Bariette da Costa; secretária Vânia Nanei Geiss. Presentes Celso A. Baecel!os, Nelly Anchietta,Luiz Ferreira Ribeiro, Darwin F. Thomaz Filho,Ana Cláudia Poernes Pacífica Villares, Benvindo Santos Filho, Helena Schlick, Dagmar Marta Pippi Neiva Braatz Scliqu, Nery Pippi, Carlos e Rita Pippi.
Reuniões na segunda quinta-feira de cada mês. Em vinte e dois de agosto de 2011, completou dez anos de existência. Os eventos são muitos, tanto nos Estados como Santa Catarina, Paraná e São Paulo, como na região e mesmo em nossa cidade. Os trabalhos foram intensos a partir de 2007, com presença nas plenárias da Federação Gaúcha de Orquidófilos. Reuniões periódicas mensais aqui em Santo Ângelo sempre com orientação sobre cultivo de orquídeas, palestras e cursos.
Participaram da Mostra no Centro de Cultura durante a Semana da Cultura de Santo Ângelo. Em agosto, participação na Exposição Regional de Santa Rosa, com cinco premiações, obtendo troféus Darwin Thomas, Luís Ribeiro, Mirtes Lôndero e Maristela Besckow. Na Exposição Estadual de Carazinho, a premiação foi para Darwin Thomas e Maristela Besckow. Viagens e visitas a Gramado e Ijuí, São Paulo das Missões e Rolante. Participando em palestras, premiações e cursos. Participação no Polo Missões, constituído por Carazinho, Ajuricaba, Ijuí, Santa Rosa, Santo Ângelo e Santiago, São Paulo das Missões, ligados à Federação.
Aqui em março deste ano houve uma exposição de nível estadual, com grande procura, gerando muito interesse na população. Com uma comercialização da ordem de quinze mil reais, com venda de grande número de plantas. Exposição com premiação para as melhores orquídeas, com a participação de diversos municípios.
Para participar das reuniões das segundas quintas-feiras de cada mês, poderão entrar em contato com os telefones: 33125619, 33122017 e celular 99366869. Diretoria atual: Presidente Luis Ribeiro; Vice-Presidente Maristela Besckow; Secretária: Vânia Geiss; Tesoureira: Dorely. Esta é a Associação dos Orquidófilos de Santo Ângelo.

Neste artigo

Participe da conversa