Sábado 19/05/12

A Informação vale muito Recentemente tivemos na mídia brasileira a exposição dos dados de uma atriz que simplesmente mandou seu computador para o conserto. Anos atrás já escrevi...

449 0

A Informação vale muito

Recentemente tivemos na mídia brasileira a exposição dos dados de uma atriz que simplesmente mandou seu computador para o conserto. Anos atrás já escrevi nesta coluna que muito em breve os hackers (indivíduo que invade sistemas de segurança de computadores) somente em filmes americanos e jamais pensaríamos que isso logo se tornaria uma realidade brasileira.

Quando enviamos nosso computador para conserto na maioria das vezes estamos dando acesso a todos nossos dados, como fotos, vídeos, planilhas de investimentos, contratos e ainda em alguns casos nossa declaração do imposto de renda, para aqueles que costumar fazer o processo em seu computador pessoal.

Estes problemas servem de alertas para aqueles que costumam acessar computadores em cybercafé ou lugar público, ler e-mails, acessar sua conta bancária ou simplesmente entregar seu computador para certos aventureiros nesta área.

Vivemos em um momento onde a informação é muito valiosa, e é importante verificar na sua empresa quem realmente acessa seus dados.

É muito comum funcionários possuírem acesso aos dados do empregador, no caso o empresário. Anos atrás visitei uma empresa onde um funcionário sabia o salário de cada colaborador, e ainda mais, lia os e-mails de todos eles.

A TI (Tecnologia da Informação) nas empresas precisa de um gestor, alguém que tenha competência para gerir o negócio e não apenas profissionais que consertam computadores, mas sim muito mais que isso, que realmente administre o bem maior, a informação.

Fique muito atento a tudo isso, estamos começando a “colher frutos” do mau uso da gestão da tecnologia da informação.

Neste artigo

Participe da conversa