Menos trigo e mais aveia

Plantio das lavouras de inverno poderá iniciar na próxima semana com estimativa de redução na área plantada de trigo

45 0
O plantio será intensificado em junho
O plantio será intensificado em junho

O período de plantio das lavouras de inverno como o trigo, aveia branca, aveia preta, canola e linho iniciará na próxima semana e segue até o final do mês de junho. Estima-se uma queda de 18% na área plantada de trigo. No ano anterior foi plantado dos 11 mil hectares em Santo Ângelo. Em 2017 é esperado que o plantio do trigo seja feito em nove mil hectares. Em contrapartida a quantidade de aveia terá um leve incremento.
De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, no Estado do Rio Grande do Sul a tendência de redução nas lavouras de trigo se mantém. Entre os fatores que contribuem para a redução de 6,49% da área gaúcha de trigo, estão preços pouco atrativos para o grão e elevados custos de produção.
Para minimizar fatores de risco, como as geadas no período de formação e enchimento dos grãos os produtores intensificam o plantio do trigo no mês de junho, explicou o Engenheiro Agrônomo do escritório local da Emater, Álvaro Uggeri. Em Santo Ângelo as estimativas e a produtividade de cada safra é apurada pela COMEA – Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias. A última reunião de análise conjuntural em Santo Ângelo ocorreu na semana anterior a fenamilho, ou seja, na segunda quinzena de abril.
Confira o quadro comparativo entre a redução e o acréscimo (estimativas) das áreas com base na última reunião:

Culturas de inverno 2017 copiar

SAFRA DE VERÃO ENCERRADA

A produtividade de soja alcançou índice acima da média histórica do Município de Santo Ângelo.  Na safra 2016/2017 os produtores locais colheram, em média, 58 sacas por hectare. Apesar da excelente colheita de grãos, os agricultores se frustraram com o preço de comercialização no momento da colheita. Há um ano, no dia 15 de maio de 2016, a saca de 60 quilos era comercializada a R$ 71,50, nesta semana a saca de 60kg está cotada em cerca de R$ 54,50. Até mesmo a quantidade de trigo que será plantado será impactada pelo preço da commodity praticado no Brasil.

Safra Santo Angelo soja copiar

Safra Santo Angelo de milho copiar

Neste artigo

Participe da conversa