IF Farroupilha realiza o III Dia de Campo

Uma experiência com culturas de verão, plantas recuperadoras do solo e com forrageiras foi demonstrada no campo experimental do IF Farroupilha na última terça-feira, dia 6.

247 0

Dia de Campo 03Uma experiência com culturas de verão, plantas recuperadoras do solo e com forrageiras foi demonstrada no campo experimental do IF Farroupilha na última terça-feira, dia 6. Agricultores, alunos do curso técnico em agricultura e do curso superior em Gestão do Agronegócio participaram do III Dia de Campo ocorrido no Campus de Santo Ângelo.
Ao todo foram 16 lotes experimentais e pela primeira vez na microrregião de Santo Ângelo foi realizado um dia de campo para mostrar o desempenho das variedades de milho híbridos ofertadas no sistema troca-troca. Nestes lotes foi possível observar o desempenho dos cultivares no quesito produtividade de grãos e também para o uso de silagem.
Concluiu-se que são variedades tão produtivas quanto as ofertadas no sistema comercial. Após a colheita das parcelas de soja os dados consolidados e completos da experiência serão divulgados no site do IF Farroupilha.
Neste experimento também foram avaliados lotes com plantas recuperadoras ainda pouco utilizadas na região como Crotolária, mucunas, feijão de porco, feijão miúdo, trigo mourisco, e guandu. Estas plantas são utilizadas para realizar a rotação de cultura para evitar a erosão, aumentar a matéria orgânica e recuperar a vida, estrutura e fertilidade dos solos, são alternativas é o uso de plantas recuperadoras ou adubos verdes de inverno e verão.
As plantas recuperadoras de inverno são utilizadas antes do plantio dos cultivos de verão em plantio direto ou cultivo mínimo enquanto que os adubos verdes de verão, que são muito rústicos são recomendados para a recuperação de áreas degradadas, pobres com baixos teores de matéria orgânica.
Na atividade que também teve o apoio de parceiros comerciais, entidades sem fins lucrativos e governo municipal foi possível conhecer como se comportaram em diferentes condições de adubação, espaçamento, época de plantio variedades de: Milho, soja, crotalária, mucunas, feijão de porco, feijão miúdo, trigo mourisco, guandu, capim aires, paredão, BRS Kurumin, grama Jiggs, Tifton, entre outras.

Neste artigo

Participe da conversa