Hoje é o Dia Internacional do Milho e faltam três dias para a Fenamilho

O Dia Internacional do Milho é comemorado anualmente em 24 de abril. Estamos à três dias da Fenamilho Internacional e o assunto está na pauta da cidade de...

199 0

Lotes de milho na fenamilho (Copy)Segundo o Censo Agropecuário (2017), cerca de 180 mil estabelecimentos agropecuários declararam que plantam milho no Rio Grande do Sul, e a produtividade alcança 5,4 milhões de toneladas em todo o estado.
O milho em nossa região desempenha um papel de segurança alimentar e de subsistência nos estabelecimentos agropecuários da região, mas nem por isso, ele deixa de ser cultivado com o objetivo de comércio de grãos.
Em Santo Ângelo o milho é, principalmente, convertido em alimento para o gado leiteiro, gado de corte, ração para as aves, enfim, para agregar valor ao processo de diversificação de culturas, dado o perfil das famílias que são empreendedoras neste setor.
Segundo engenheiro agrônomo, Álvaro Uggeri, na maioria das propriedades somente o excedente do milho em grão é comercializado.
Os dados do último censo agropecuário (2017) comprovam este fato. Observe que, dos 729 estabelecimentos que declararam cultivar o milho em Santo Ângelo, apenas, 108 destinaram milho para a venda, isso significa que o milho em nossa região desempenha uma função estratégica de subsistência, mais do que comercial.
No entanto, empreendedores que plantam em escalas maiores e tem condições de aplicar mais tecnologia na lavoura, também investem no milho como produção de grãos e destinam o cereal para a comercialização.

Milho na Fenamilho
Na Feira Internacional do Milho, que ocorre de 27 a 5 de maio, lotes de milho foram cultivados e estão disponíveis para os produtores rurais visualizarem e visitarem durante a feira.
O assistente técnico de sementes Roberso Vitalli explica que, na área experimental de milho, são demarcados lotes onde são plantadas diversas variedades de sementes de milho.
Nestes lotes os técnicos e produtores aproveitam para observar como, uma ou outra semente se comportou na época plantada, diante das condições climáticas, solo, etc. Especialistas estarão a disposição dos visitantes para as explicações.

Festival das Delícias do Milho
Durante a Fenamilho também ocorre o Festival das Delícias do Milho, este evento será realizado no dia 2 de maio às 15 horas no Centro de Eventos Iglenho Burtet.

Palestra na Fenamilho
“Commodities Milho no Paraguai, desde a produção de sementes até a industrialização”, com Eduardo Dietze
No dia 29, durante a Fenamilho às 14 horas no Centro de Eventos Iglenho Burtet

Dia Internacional do Milho
O Dia Internacional do Milho tem o objetivo de homenagear e incentivar o cultivo e consumo de um dos cereais mais nutritivos do mundo.
Além da importância nutritiva, o milho também apresenta um valor cultural de destaque, principalmente entre os povos das Américas.
O milho tem diversos benefícios para o ser humano e os animais, como: proteger as células, reduzir os níveis de colesterol, prevenir problemas cardíacos e controlar a taxa de açúcar no sangue, por exemplo.
Dia Nacional do Milho
O milho é dos alimentos símbolo do Brasil, sendo utilizado em diversas receitas típicas da culinária brasileira afro-brasileira, como o mungunzá, a mandioca e o xerém.
Devido a importância que este alimento tem para o país, foi instituído o 24 de maio como o Dia Nacional do Milho, através da lei nº 13.101, de 27 de janeiro de 2015.

Neste artigo

Participe da conversa