É tempo de trigo colhido, soja crescendo ou replantada e milho pleno

Saiba como está o andamento do trabalho dos produtores rurais de Santo Ângelo e fique por dentro de alguns detalhes que já impactaram ou estão impactando no resultado...

58 0

Soja (Copy)Até novembro a cor predominante na zona rural era o amarelo ouro do trigo. Tão logo foi colhido, já foram implantadas as lavouras de soja, observamos em menor escala o milho safra que está em avançado desenvolvimento. Acompanhe um breve relado sobre o contexto de cada uma destas culturas e as estimativas de áreas plantas no município de Santo Ângelo.

Soja – O trabalho de implantação das lavouras de soja está praticamente concluído no município de Santo Ângelo. Segundo estimativa do escritório da EMATER, cerca de 95% de uma área de 35 mil hectares já está plantada. Neste ano um fungo de solo está obrigando muitos produtores realizarem o replantio de áreas, pois está ocorrendo um fenômeno popularmente chamado de tombamento, uma doença que causa a podridão radicular no início do desenvolvimento da cultura de soja, comprometendo severamente o desenvolvimento da planta.
Segundo a Engenheira agrônoma da Emater de Santo Ângelo, Márcia Dezem, a incidência e a severidade do ataque estão associados às condições do solo, que apresenta um desequilíbrio na microbiologia da terra favorecendo a proliferação destes fungos, a provável causa é o plantio sucessivo das mesmas culturas na mesma área.

Trigo – O trigo é uma cultura de inverno e na segunda quinzena de novembro praticamente todo o trigo plantado nos 7200 hectares implantados pelos produtores de Santo Ângelo já estava colhido. Neste ano foi obtida uma produtividade média de 2700 kg/ha (45 sacos de 60 kg por hectare).
A qualidade do grão que influencia no preço final obtido não agradou muito aos produtores, pois o PH ficou abaixo do ideal que é PH 78, segundo levantamento da EMATER a maioria dos produtores relatou que obteve um PH entre 72 e 76. Dois eventos climáticos mais importantes influenciaram neste resultado. Um deles foi a ocorrência de geada severa em agosto e o outro foi um período mais chuvoso ocorrido em setembro.

Milho Safra – Os produtores rurais destinam uma área reduzida de suas terras para o plantio do milho no município. Neste ano estima-se que sejam 4300 há plantados com milho, uma das justificativas é que o período de cultura do milho ocorre concomitantemente com da soja.
O plantio do milho é feito em duas épocas, tradicionalmente os agricultores chamam de milho safra (85%) e safrinha (15%). O que vemos nas lavouras neste período é o Milho Safra, ele está em fase de floração e enchimento de grãos e apresenta um desenvolvimento considerado excelente. Chuvas regulares e o calor são fatores que favorecem o milho.

Neste artigo

Participe da conversa