Colheita local do milho será destaque estadual em 2019

Em virtude da realização da Fenamilho, a abertura da colheita de milho no Estado do Rio Grande do Sul será feita em Santo Ângelo, mesmo que a cidade...

339 0

Abertura Coleita Milho 03O milho está plantado em menos de 10% das áreas agricultáveis em Santo Ângelo. Ou seja, os produtores rurais destinam uma área reduzida de suas terras para o plantio do milho no município, tendo em vista que o período de cultura do milho ocorre concomitantemente com a da soja que ocupa 40 mil hectares. Neste ano a área de plantio caiu ainda mais, estima-se que sejam apenas 3,9 mil hectares.
Mas não é por falta de produtividade, pois a terra vermelha responde com bom desempenho, apura-se entre 90 e 270 sacas por hectare. Tudo depende da tecnologia agregada no cultivo, inclusive a região demonstra disponibilidade hídrica para a implantação de áreas irrigadas.
Segundo dados disponíveis no atlas socioeconômico do Estado do Rio Grande do Sul (anos 2013/2015) a produção de Santo Ângelo está entre 20 e 40 mil toneladas ano, enquanto os maiores produtores do Estado, municípios como Muitos Capões e Venâncio Aires, produzem de 80mil a 192mil toneladas por ano.
O plantio do milho é feito em duas épocas, tradicionalmente os agricultores chamam de milho safra (85%) e safrinha (15%). Sendo que a safrinha quase sempre se efetiva no mesmo espaço em que a safra foi implantada. O Milho Safra foi implantado nos meses de agosto e setembro e foi colhido em dezembro e janeiro e “o safrinha” está em fase de florescimento e desenvolvimento vegetativo.

                                 Hesse anuncia que a abertura da safra 2019 de milho será aqui

33-i-Lançamento Fenamilho Internacional-Comercialização-foto fernando gomesMesmo sem se destacar pela quantidade de milho produzido, Santo Ângelo a cada dois anos realiza a Feira Internacional do Milho e no ano de 2019, quando será realizada a 19ª edição da feira, sediará o evento de abertura da safra de milho no Rio Grande do Sul. Uma conquista anunciada na última sexta-feira, dia 6, pelo vice-prefeito e presidente da 19ª Fenamilho Internacional, Bruno Hesse.
Durante a solenidade de lançamento comercial da 19ª Fenamilho Internacional foram anunciadas as condições de comercialização dos 432 estandes internos e externos do Parque de Exposições Siegfried Ritter. Bruno Hesse defende a representatividade regional de Santo Ângelo e formalizou um pedido para que a abertura da colheita de milho, realizada tradicionalmente em janeiro, fosse em Santo Ângelo. O pedido foi realizado no mês de janeiro, e o ofício foi entregue ao presidente da Associação dos Produtores de Milho do Rio Grande do Sul (Apromilho/RS), Ricardo Meneghetti. “Somos o berço da feira que reconhece a importância do grão para Noroeste Gaúcho”, justificou Hesse ao anunciar a conquista.
No ano de 2018 a abertura da safra foi realizada em janeiro no município de Giruá. O evento contou com a presença do Governador, José Ivo Sartori e demais autoridades. A Fenamilho será realizada de 27 de abril a 5 de maio de 2019 e a abertura da colheita é tradicionalmente realizada no mês de janeiro.

Neste artigo

Participe da conversa