Colheita histórica de melões

O objetivo era colher os primeiros frutos no natal e no ano novo. Deu certo, e a colheita está sendo a maior da história

3018 0

Melões da ilha grande (5) (Copy)


A safra de melões 2018/2019 foi histórica para a família de Líria Maria Fonseca. Junto com o filho e o esposo, Luiz Carlos Christofari, cotidianamente buscam o aperfeiçoamento para potencializar a produção de milho verde doce, mandioca, hortaliças, morangos e especialmente o melão. As mudas das variedades de melão torreon e raimaq foram plantadas no dia 16 de outubro.

O aromático e adocicado melão é tradicionalmente cultivado na propriedade do casal que tem, pouco mais de 10 ha e está localizada no interior de Santo Ângelo, no Distrito de Ilha Grande. Estas pessoas ainda eram muito jovens quando observavam os pais plantarem os melões naquela localidade, portanto, o resultado deste ano é uma soma de experiência, aprimoramento da técnica de cultivo, boa genética das mudas plantadas, manejo adequado em todas as etapas da produção e um clima favorável.

“Muitos vizinhos que plantam melão reclamaram do clima, mas eu não posso me queixar” conta Líria ao dizer que neste ano ocorreram chuvas com regularidade e como as plantas estavam acostumadas com umidade, ela usou a irrigação para ajudar a sua plantação nos dias mais secos. Ela atribui o resultado a uma sequência de cuidados dispensados durante toda a produção.

Os melões são vendidos para supermercados e fruteiras da cidade, bem como diretamente ao consumidor em feiras improvisadas na praça da cidade. Só na manhã da última quinta-feira, dia 03, estavam disponíveis para a população que passava pela praça cerca de 625 melões, no dia anterior a família, afirma que trouxe um lote praticamente com a mesma quantidade e foram todos vendidos entre 6h 30min e 16h.

A colheita segue por mais 20 dias, mas vai reduzindo gradativamente. Os frutos são bem aceitos pela população e uma das dificuldades que produtores do interior do Estado, como Líria Fonseca encontram, é o transporte até a cidade, pois, trajetos curtos se tornam demorados, devido às condições das estradas de terra e pedra da zona rural.


Melões da ilha grande (7) (Copy) Melões da ilha grande (4) (Copy) Melões da Ilha Grande (Copy) Melões da ilha grande (1) (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa