Cadeia produtiva do leite e a sucessão familiar

Presidentes de associações agroindustriais e lideranças políticas debatem sobre o associativismo e os modos de agregar valor a produção leiteira do Município

248 0
Marcia Dezen, Luiz Gilmar Borges, Bruno Hesse, Ivo, Jacques Barbosa, Adolar Queiros, Daniel Casarim, Diomar Formenton
Marcia Dezen, Luiz Gilmar Borges, Bruno Hesse, Ivo, Jacques Barbosa, Adolar Queiros, Daniel Casarim, Diomar Formenton

Município, no que diz respeito a estas associações de agricultores, estima-se que 400 famílias estão envolvidas neste trabalho em Santo Ângelo.
As associações contribuem para a produção de alimentos e pelo menos 85% delas têm infraestrutura satisfatória. O levantamento permitiu concluir que tem a posse de 100 implementos agrícolas e 60 equipamentos agroindustriais, o trabalho realizado a partir destas associações envolve 500 pessoas, todas da agricultura familiar.

O Deputado Estadual Eduardo Loureiro representou a Assembleia Legislativa e contextualizou a importância de fomentar a associativismo, tendo em vista que é um dos modos de acessar as políticas públicas e conseguir ajuda governamental. “Quando os agricultores estão organizados em cooperativas e associações é mais fácil de ajudar com equipamentos e até com trabalhos de infraestrutura”, destacou o deputado.

Foi criado um grupo de trabalho dentro da Assembleia Legislativa que está debatendo a crise no setor leiteiro. A queda do preço pago ao produtor baixou cerca de 35% e está impactando na economia da região. Eduardo Loureiro falou que 97% do leite consumido no Rio Grande do Sul é produzido por agricultores familiares. Além disso pesquisas indicam que 20 mil produtores já abandonaram as propriedades rurais e a sucessão familiar é outro problema enfrentado na região.
O encontro serviu para debater principalmente a cadeia produtiva do leite e fomentar o diálogo entre o poder público, instituições de auxílio a produção como EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e os presidentes de associações, bem como os próprios agricultores que também participaram com sugestões e exposição da situação em que se encontram.

Neste artigo

Participe da conversa